sábado, 28 de abril de 2012

Le français

Aprender uma nova língua não é fácil. Aprender uma nova língua quando já não se é criança é difícil. Aprender uma nova língua largada no meio dela é muito difícil.
Ou melhor, torna-se mais fácil porque é uma aprendizagem muito mais prática, porque é 24h sobre 24h, porque somos "obrigados" a aprender. Mas a dificuldade também está aí. 
Não ser capaz de exprimir as mais básicas emoções, os mais básicos pedidos, os mais básicos cumprimentos e conversa de circunstância é altamente frustrante. Mesmo muito, muito frustrante.

Via

Custou-me sentir que não conseguia ser eu mesma. Porque a diferença entre o que eu conseguia perceber e o que eu conseguia dizer era enorme. E estar ali em frente a uma pessoa com coisas para dizer, opiniões para exprimir e não sair nada custou-me muito. 
Mas o pior já passou. No meio de muita bacorada, já consigo dizer o que quero, mais depressa ou mais devagar, com mais ou menos recurso à palavra "truc", com mais ou menos gestos das mãos. 
E fico estupidamente feliz com cada expressão nova que uso no contexto certo, com cada discurso que percebo na totalidade, com cada referência cultural que percebo. Fico orgulhosa!  

Sem comentários:

Enviar um comentário